De tempos em tempos parece que sempre surge um novo superalimento ou uma tendência de saúde que é introduzida no mercado e apresentada como “a melhor coisa para você” ou “o produto que vai torná-lo mais jovem”, ou ainda “o milagre anti-oxidante”.
Vamos cair na real!
Embora muitos desses novos “superalimentos” ou alimentos saudáveis realmente tenham grandes benefícios para a sua saúde, não há um alimento que vai ser super milagroso e que por si só te manterá em ótima forma. Como a ciência nutricional continua evoluindo, está se tornando mais claro que o corpo humano precisa de uma mistura de diferentes tipos de alimentos saudáveis para mantê-lo no topo, tanto mental quanto fisicamente. No entanto, na constante busca da nossa espécie por imediatismo e funcionalidade, existem alguns alimentos que oferecem mais nutrientes do que outros. Um desses alimentos é a farinha de grilo.
A farinha de grilo não é uma novidade, mas é uma fonte de alimento relativamente nova para as culturas ocidentais. Se pensarmos em todas as possibilidades e propostas de valor da farinha de grilo, não é uma questão de “se” a farinha de grilo vai permear as dietas ocidentais, é simplesmente uma questão de “quando”.
Aqui estão 5 razões pelas quais você deveria comer farinha de grilo:

1. Proteína – Os grilos são uma das fontes de proteína mais eficientes do planeta. Por peso seco, um único grilo varia entre 65% – 70% de proteína pura. Em contraste, a carne bovina tem entre 17% e 40% de proteína, com o restante sendo principalmente gordura. Mas e a qualidade da proteína do grilo? Curiosamente, a proteína de grilo é uma forma de proteína animal, o que significa que ela é uma fonte completa de proteína. Assim sendo, contém todos os aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA’s) que o corpo humano necessita para o desenvolvimento muscular.
2. Vitaminas e Minerais – A farinha de grilo é cheia de vitaminas e minerais. Mais uma vez, a farinha de grilo pode superar algumas das nossas opções de alimentos mais saudáveis.
– Ferro, um mineral essencial que ajuda a transportar oxigênio através do nosso corpo sob a forma de hemoglobina. Você sabia que o nosso corpo absorve ferro de produtos de origem animal melhor do que o ferro de produtos vegetais? Mais importante ainda, a farinha de grilo é cheia de ferro: ela contém 5,9 mg por 100 gramas. Isso é quase duas vezes mais do que a quantidade que você ingere comendo espinafre, 3,5 mg por 100 gramas.
-A vitamina B12 é um nutriente que ajuda as células nervosas e sanguíneas a manterem-se saudáveis enquanto criam o elemento mais importante do nosso corpo, o nosso DNA. A vitamina B12 vem ganhando popularidade e é encontrada em muitos dos produtos que afirmam aumentar a energia. Novamente: a farinha de grilo contém muita vitamina B12. Na verdade, contém 10 vezes a quantidade de B12 que uma das fontes de alimento mais populares para essa vitamina, o salmão. A farinha de grilo tem 24 mcg por 100 gramas, enquanto o salmão tem apenas 2,8 mcg por 100 gramas. Legal né?
3. Sabor – A maioria das pessoas fica realmente surpresa na primeira vez que experimenta a farinha de grilo. Principalmente porque suas percepções sobre o gosto dos grilos estão longe da realidade. A farinha de grilo tem um sabor muito suave; muitos descreveram-na como ligeiramente com gosto de nozes. Alguns chefs com estrela Michelin começaram a usá-la porque tem um sabor tão neutro que é capaz de melhorar o perfil de sabor enquanto aumenta os benefícios nutricionais de alimentos.
4. Aplicações – De quantas maneiras você usa o seu whey protein? A maioria dos consumidores simplesmente mistura com água ou leite. E o seu pó de proteína de soja? Devido ao sabor naturalmente amargo desses produtos, eles tendem a ser altamente aromatizados com aditivos para torná-los atraentes para o paladar dos consumidores. A farinha de grilo não. A farinha de grilo, devido ao seu sabor neutro, pode ser adicionada a muitas receitas diferentes. Misture com farinha de trigo ou outras farinhas vegetais e você pode aumentar o teor proteico de seu pão, bolos, cookies, etc. Misture no seu molho de salada para melhorar o perfil nutricional de seu prato. Misture em seus shakes e smoothies para energia extra. A lista poderia continuar, mas o ponto é que, diferentemente do whey protein e da proteína de soja, a farinha de grilo tem aplicações quase ilimitadas.
5. Sustentabilidade – Uma grande quantidade de nossas emissões de gases de efeito estufa (amônia e metano) é fruto da indústria da pecuária. Além disso, você sabe quanta água é consumida para obter um quilo de proteína de boi? Cerca de 17.000 litros! Você sabe quanta água é necessária para obter um quilo de proteína dos grilos? Cerca de 10 litros.
Projeta-se que mais de 9 bilhões de pessoas vão viver no planeta até 2050, 3 bilhões a mais do que temos hoje. Dois dos recursos mais preciosos do mundo são finitos: água doce e terra. É difícil recuperá-los uma vez esgotados. Os grilos precisam de muito menos água, área e alimento para se obter a mesma quantidade de proteína de qualidade que você obteria com o gado. Não dizemos para desistir do seu bife, mas dizemos que também pode ser interessante aumentar em sua dieta fontes mais sustentáveis de proteína.
Existem muitas opções diferentes para incorporar a farinha de grilo em sua dieta e isso é bem interessante, não é?
Fonte:
http://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/lifestyle-guide-11/iron-supplements
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_foods_by_protein_content
http://nutritiondata.self.com/facts/finfish-and-shellfish-products/4259/2
http://www.fao.org/docrep/018/i3253e/i3253e.pdf
http://www.huffingtonpost.com/2014/10/13/food-water-footprint_n_5952862.html
Comentários